Terça, 23 de Julho de 2024
25°

Tempo limpo

Itapaci, GO

Geral Maranhão

Secap promove reunião de alinhamento para votação online de Propostas do Orçamento Participativo 2024

Encontro alinhou as ações relacionadas ao processo de votação das propostas coletadas durante as Plenárias do Orçamento Participativo 2024, nas 32 ...

11/07/2024 às 14h57
Por: TVC ITAPACI BRASIL Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Encontro alinhou as ações relacionadas ao processo de votação das propostas coletadas (Foto: Divulgação)
- Encontro alinhou as ações relacionadas ao processo de votação das propostas coletadas (Foto: Divulgação)

Superintendentes da Secretaria de Articulação Política (Secap) e técnicos das secretarias de Estado de Participação Popular (Sedihpop) e Planejamento e Orçamento (Seplan), promoveram um encontro para alinhar as ações relacionadas ao processo de votação das propostas coletadas durante as Plenárias do Orçamento Participativo 2024, nas 32 regiões de Planejamento do Maranhão. 

A reunião, realizada na quarta-feira (10), também serviu para coletar a avaliação dos superintendentes sobre o processo de mobilização e debate das propostas que ajudarão o governo a articular as Políticas Públicas no próximo ano. A equipe ainda discutiu as estratégias para articulação no processo de votação para seleção das propostas a serem acolhidas pelo poder público. 

Crys Rego, coordenadora da Sedihpop nas Rotas do OP, agradeceu o empenho dos superintendentes da Secap, ressaltando que o trabalho foi fundamental para fortalecer a participação dos maranhenses nesse processo.

“Já finalizando as audiências do OP, é importante ressaltar que a participação dos superintendentes e assessores da Secap foi fundamental para contribuir nas garantias de direitos para toda a população. A Secap esteve sempre presente, nos ajudando em todo o processo e fortalecendo a participação da população”, ressaltou. 

Para o superintendente da Secap na Regional dos Timbiras, Elden Soares, um dos destaques das reuniões do OP, este ano, foi a pluralidade na participação. 

“Esta é a décima edição do Orçamento Participativo, e mobilizamos aqui na Regional, que abrange os municípios no entorno de Caxias, a presença de diversos setores da sociedade, a exemplo das Associações de Pequenos Produtores, dos Sindicatos de trabalhadores Rurais, dos movimentos de religiões de matriz africana, do movimento LGBTQIAPN+, das secretarias municipais de mulheres, movimento negro, da Igreja Católica. Nós visitamos todas as cidades convidando um a um e o resultado foi esse momento ímpar de participação”, frisou. 

“Este é um momento importante porque avaliamos as ações que possibilitam aprimorar a participação popular na construção do Orçamento. Quero agradecer profundamente às equipes de superintendentes, assessores e servidores  da Secap, que trabalharam muito para garantir que os maranhenses participassem ativamente das reuniões do OP”, disse Cristiane Bacelar, coordenadora geral das superintendências regionais. 

Votação Popular

As propostas recebidas nas Audiências Públicas irão à votação online na plataforma participa.ma.gov.br e, também, no WhatsApp da Juçara, assistente virtual do Governo do Maranhão. A população também pode participar ligando para (98) 99100-6166. 

A proposta mais votada em cada uma das regiões será incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Os maranhenses podem votar até 19 de julho de 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários