Terça, 23 de Julho de 2024
25°

Tempo limpo

Itapaci, GO

Geral Maranhão

Sagrima, Saf e Agerp unem esforços para dar início às ações do programa +Genética no Sertão

Programa, que irá beneficiar diretamente os pequenos produtores rurais, será desenvolvido em municípios que já apresentam aptidão para a caprinocul...

13/06/2024 às 23h11
Por: TVC ITAPACI BRASIL Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Sagrima, Saf e Agerp unem-se em prol do programa +Genética no Sertão (Foto: Divulgação)
- Sagrima, Saf e Agerp unem-se em prol do programa +Genética no Sertão (Foto: Divulgação)

Em reunião estratégica realizada nesta semana, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Saf) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), iniciou as discussões para implementação do programa +Genética no Sertão, que visa promover o melhoramento genético de ovinos e caprinos no Maranhão.

O programa é desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), que, na semana passada, assinou termo de cooperação técnica com a Sagrima para execução do programa no estado. Conforme o acordo assinado, a Conafer vai garantir 1.200 prenhezes de cabras e ovelhas, por meio de inseminação artificial, até a vigência do termo.

Durante a reunião entre os órgãos do Estado, foram discutidos os detalhes iniciais para a implementação do programa, que irá beneficiar diretamente os pequenos produtores rurais. A parceria prevê a seleção e indicação das localidades elegíveis para participar do programa, por meio da Saf; além do acompanhamento e da orientação dos produtores para alcance de metas, por meio da assistência técnica ofertada pela Agerp.

Para o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Leonilson Araújo, a união entre os órgãos é determinante para o sucesso do programa. “A união de esforços é primordial para fortalecer a produtividade da pecuária maranhense, especialmente nas regiões mais remotas e carentes. Com o apoio da Saf e da Agerp, estamos garantindo também mais renda e qualidade de vida para os pequenos produtores”, afirmou.

O programa +Genética no Sertão será desenvolvido em municípios que já apresentam aptidão para a caprinocultura e ovinocultura. As doses para inseminação dos rebanhos, bem como a logística de transporte até os municípios são de responsabilidade da Conafer. Além do aumento da produtividade animal, o programa também visa elevar a qualidade dos produtos de origem animal e reduzir a vulnerabilidade socioeconômica.

Ainda de acordo com o superintendente do Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, a reunião foi uma oportunidade para apresentar os entraves para execução do programa e encontrar caminhos conjuntos para solucioná-los. O  próximo passo é estruturar como os órgãos irão desenvolver e executar suas atribuições para garantir a efetividade do programa.

Além do superintendente, participaram da reunião o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário da Sagrima, João Batista Fernandes; o assessor, Brandão Neto; o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp, Arthur Soares; e médico veterinário da Saf, Antonio José.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários