Sexta, 14 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Itapaci, GO

Meio Ambiente Meio Ambiente

Cagece lança programa Óleos de Jeri durante Fórum de Sustentabilidade

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acaba de lançar mais uma importante iniciativa de sustentabilidade ambiental para o estado: o progra...

10/06/2024 às 20h38
Por: TVC ITAPACI BRASIL Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acaba de lançar mais uma importante iniciativa de sustentabilidade ambiental para o estado: o programa Óleos de Jeri, por meio de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA e com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Jijoca de Jericoacoara. O lançamento aconteceu durante o II Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento, que ocorreu nos últimos dias 07 e 08 de junho, na praia do Preá.

A iniciativa consiste no recolhimento de óleo e gordura de cozinha dos estabelecimentos comerciais da Vila de Jericoacoara por meio de recipientes coletores disponibilizados pela Cagece. O material será acondicionado e direcionado para a Cooperativa de Reciclagem da região, onde serão encaminhados para destinação correta. Durante a última semana, uma equipe da gerência de meio ambiente da Cagece esteve na vila fazendo porta a porta nos estabelecimentos comerciais, orientando sobre o correto descarte e também sobre o projeto da companhia.

Projeto piloto

A gerente de Meio Ambiente da Cagece, Maíra Brandão, explica que o projeto piloto foi destinado inicialmente para a Vila de Jericoacoara, mas em breve será expandido para o Preá. “Além de promover a destinação correta, a iniciativa proporciona o descarte ambientalmente adequado, uma vez que esse óleo será coletado nesses ambientes e destinado a empresas de reciclagem de óleos, que fará o aprimoramento do mesmo para diferentes fins, como sabão, ração, entre outros produtos. Ou seja, com esse projeto vamos colaborar com a preservação do meio ambiente, evitar avarias e entupimentos da rede de esgoto, destinar esse resíduo para ser reutilizado na fabricação de novos produtos, além de gerar renda para os catadores e sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

O principal objetivo é evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha e da gordura vegetal e animal usados em estabelecimentos comerciais, localizados na Vila de Jericoacoara, tanto na rede de esgoto como diretamente no meio ambiente, promovendo a destinação correta, ambientalmente adequada e socialmente justa. Estudos indicam que 01 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso ocorre porque suas substâncias não se dissolvem na água, e quando encontram os mananciais, como rios, lagos e oceanos, causam poluição e prejudicam a vida aquática.

II Fórum

Com palestras e debates voltados para a criação de estratégias e soluções inovadoras para um futuro mais sustentável na região, o II Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento, patrocinado pela Cagece, foi realizado no Rancho do Peixe, na Praia do Preá e, reuniu instituições públicas e privadas, ONGs, associações e a comunidade local.

A programação contou com dois painéis da Cagece. Um deles foi a apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), pelo assessor da presidência e ex-diretor de unidades de negócio do interior, Hélder Cortez, e da gerente de Meio Ambiente da Cagece, Maíra Brandão, que participou do painel “Resíduos e Economia Circular”, onde apresentou as principais práticas sustentáveis da Cagece e, na oportunidade lançou oficialmente o Programa “Óleos de Jeri”.

No local, a gerência de responsabilidade social da Cagece montou um estande do Reciclocidades para exposição e comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs do programa. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o processo de tratamento de água da companhia, por meio de tour pela ETA Gavião, por meio de óculos de realidade virtual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários