Sexta, 14 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Itapaci, GO

Geral Maranhão

Maranhão sediará 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto

Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais do Nordeste.

10/06/2024 às 14h17
Por: TVC ITAPACI BRASIL Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Nos dias 13 e 14 de junho de 2024, o Maranhão será o anfitrião da 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto. O evento, que abordará o tema "Assistência Técnica e Extensão Rural", acontecerá no Espaço Navigare, localizado no Cohafuma, em São Luís.

O Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto é um espaço crucial de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar na região. A missão é promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais do Nordeste, valorizando os produtos da agricultura familiar e ampliando a qualidade de vida da população.

A expectativa é que o evento reúna mais de 200 participantes, incluindo gestores estaduais responsáveis pela execução de políticas públicas para a agricultura familiar no Nordeste, representantes de movimentos sociais, organizações representativas e agências internacionais. Estão confirmadas as presenças de delegações dos estados do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, entre outros.

A organização do evento está a cargo do Consórcio Nordeste, em colaboração com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão - SAF. A abertura oficial, marcada para as 18h do dia 13 de junho, contará com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, do secretário da SAF, Bira do Pindaré, do subsecretário do Consórcio Nordeste, Diego Pessoa, e da vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, Rejane Tavares.

A programação do dia 13 de junho inclui painéis sobre a proposta do Sistema Único de ATER - SUATER, exposições de experiências em ATER, debates sobre o PAS Nordeste: Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios de Identidade da Região Nordeste do Brasil – Rede Territorial de ATER, e discussões em Grupos Temáticos sobre o papel dos diversos segmentos na construção e operacionalização do Sistema de ATER, além de um ato oficial com a participação de autoridades e lideranças dos movimentos sociais.

No dia 14 de junho, haverá uma Plenária para a apresentação e debate da síntese das propostas dos Grupos Temáticos e o ato de encerramento com a leitura da Carta de São Luís, que trará os indicativos do Fórum Eugênio Peixoto para a construção do SUATER.

"Receber a 22ª Reunião do Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto é uma honra para o Maranhão. Este evento é fundamental para fortalecer a agricultura familiar no Nordeste, proporcionando um espaço de diálogo e construção conjunta de políticas públicas que beneficiem nossos agricultores. As discussões e propostas que surgirem aqui terão um impacto duradouro na qualidade de vida das comunidades rurais e na sustentabilidade de nossas práticas agrícolas", declarou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

O evento será transmitido pelo canal oficial da SAF no YouTube. O ato oficial de abertura, com a presença das autoridades, será transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Instagram da SAF, @sistemasafma.

Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto

O Fórum possui coordenação compartilhada e rotativa entre os secretários de Estado e é composto por uma Plenária dos Secretários de Estado, uma Coordenação rotativa e uma Secretaria Técnica-Executiva. Suas principais ações incluem o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), o Sistema Regional de Informações da Agricultura Familiar do Nordeste (SIRAF/NE) e a Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF).

Os temas prioritariamente defendidos e discutidos são:- Assistência Técnica e Extensão Rural- Acesso à terra e regularização fundiária- Recursos hídricos, secas e agricultura familiar- Inclusão Produtiva e Cidadã- Financiamento à produção

Quem foi Eugênio Peixoto?

Eugênio Peixoto foi uma figura reconhecida pelo compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Sua trajetória incluiu atuação na CONTAG e no Governo Federal, além de contribuições para diversos fóruns e projetos relacionados ao desenvolvimento rural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários