
Com o objetivo de intensificar as ações de controle de endemias e garantir maior segurança para a população, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Itapaci participou, nos dias 17, 18 e 19 de junho, de uma importante capacitação técnica em controle químico. O treinamento foi realizado no município de Ceres e reuniu profissionais de todos os municípios que compõem a Regional de Saúde São Patrício I.
Aprimoramento Técnico e Prático
A capacitação focou no aperfeiçoamento das técnicas utilizadas pelos agentes e técnicos da área da saúde, abordando métodos modernos e seguros para o manejo de substâncias voltadas ao controle de vetores. O foco central da formação foi preparar os servidores para atuar de forma ainda mais eficiente, estratégica e segura no enfrentamento a doenças transmitidas por mosquitos e outros vetores, incluindo:
Compromisso com a Saúde Pública
A participação da equipe de Itapaci reafirma o compromisso da gestão municipal em investir na qualificação contínua de seus servidores. O conhecimento adquirido durante esses três dias de imersão será replicado nas ações de campo no município, garantindo que o trabalho de combate aos focos de proliferação seja realizado com rigor técnico e maior eficácia.
"Este treinamento é fundamental para que nossas equipes estejam preparadas para os desafios atuais. O controle químico é uma ferramenta importante que, quando utilizada com precisão e responsabilidade, auxilia diretamente na redução dos índices de infestação em nossa cidade", destacou a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria reforça que, embora a capacitação técnica das equipes seja um passo essencial, a participação da comunidade continua sendo o pilar principal no combate a essas doenças. A colaboração dos moradores em manter quintais limpos e eliminar recipientes que acumulem água parada segue sendo a estratégia mais eficaz para proteger as famílias de Itapaci.
Secretaria Municipal de Saúde de Itapaci – Trabalhando por uma cidade mais saudável.
Informou TVC Brasil de Noticias



