Terça, 23 de Junho de 2026
22°C 31°C
Itapaci, GO
Publicidade

Governo de SP celebra 93 anos da Revolução Constitucionalista com desfile

Cerimônia no Parque Ibirapuera homenageou homens e mulheres que lutaram por uma nova Constituição no país em 1932

Redação
Por: Redação Fonte: Secom SP
09/07/2025 às 20h50
Governo de SP celebra 93 anos da Revolução Constitucionalista com desfile
A cerimônia ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta quarta-feira (9) do desfile cívico-militar que homenageou os combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu, no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.

O monumento é uma referência aos Heróis de 32, ano em que a população de São Paulo lutou em favor de uma nova Constituição para o Brasil, que vivia sob o governo provisório de Getúlio Vargas.

Solenidade Cívico-Militar em comemoração ao 93° aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Solenidade Cívico-Militar em comemoração ao 93° aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

“São Paulo se levantou contra a imposição. Não aceitou decreto e não aceitou silêncio. Quis a Constituição, quis respeito. Homens deixaram família, trabalho, conforto e foram para o front. Perderam a guerra, mas ganharam o direito de serem lembrados como os que lutaram por algo maior”, afirmou o governador.

Antes do deslocamento da tropa da Polícia Militar de São Paulo, houve uma cerimônia de sepultamento dos heróis homenageados no Mausoléu, com salva de tiros, toque de silêncio e deposição de flores junto ao túmulo.

Também participaram do ato solene integrantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Civil.

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Medalha Constitucionalista

No evento também ocorreu a condecoração da medalha de ordem ao mérito Armando Romagnoli Herói Paulista — combatente da revolução a 34 pessoas homenageadas.

A honraria foi criada pela Sociedade Veteranos de 32 e tem por objetivo agraciar personalidades civis e militares ou instituições públicas e privadas que prestaram serviço ao estado ou que tenham contribuído para o engrandecimento da Pátria.

Revolução de 32

Em julho de 1932, um crescente descontentamento popular em São Paulo levou à realização de comícios e manifestações contra o governo provisório de Getúlio Vargas.

Os atos resultaram em conflitos violentos com tropas federais e a morte de quatro jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – a sigla MMDC acabou se tornando símbolo da luta constitucionalista.

Foram 85 dias de conflito armado, com 934 mortos. As forças paulistas foram derrotadas, mas o Estado de São Paulo o que queria no campo político.

A luta resultou na convocação de uma Assembleia Constituinte em 1933, mesmo ano em que foi criada a Justiça Eleitoral, que permitiu a mulheres o direito ao voto em eleições nacionais. No ano seguinte, foi promulgada a nova Constituição Federal.

Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapaci, GO
22°
Tempo nublado
Mín. 22° Máx. 31°
22° Sensação
1.24 km/h Vento
52% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h43 Nascer do sol
17h57 Pôr do sol
Quarta
34° 19°
Quinta
33° 17°
Sexta
30° 17°
Sábado
33° 18°
Domingo
33° 19°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 340,447,49 -2,74%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...