Geral Espírito Santo
Etapas finais estaduais dos Jogos Escolares têm início na próxima segunda-feira (30)
Está chegando a hora! As etapas finais estaduais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) vão começar a partir da pró...
30/06/2025 16h17
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo

Está chegando a hora! As etapas finais estaduais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) vão começar a partir da próxima segunda-feira (30), no Sesc de Guarapari. Os campeões de basquete, futsal, handebol e vôlei serão os representantes capixabas nas fases nacionais dos Jogos Escolares.

Nesta primeira semana, acontecem as disputas da categoria juvenil, com estudantes de 15 a 17 anos. A cerimônia de abertura será às 15h, na segunda-feira (30), e a competição segue até o dia 05 de julho (sábado). No total, 34 municípios vão estar presentes com 640 estudantes, distribuídos por 64 equipes em formato de seleções.

Os times que vão para Guarapari conseguiram a vaga após a conquista da medalha de ouro nas disputas das oito regionais dos Jogos, que aconteceram entre maio e junho em Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Itarana, Iúna, Ponto Belo e Vila Velha.

Infantil

Depois do juvenil, dos dias 07 a 12 de julho, será a vez da etapa final estadual infantil no Sesc de Guarapari, envolvendo também 640 atletas, mas de 12 a 14 anos e representando suas respectivas escolas, de 32 municípios do Estado.

As tabelas das partidas das quatro modalidades em disputa no infantil e no juvenil podem ser conferidas  aqui .

Fases nacionais

Os campeões capixabas carimbam o passaporte para representar o Estado nas fases nacionais. Em setembro, em Brasília (DF), será a vez do juvenil, na disputa dos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); e, em outubro, em Uberlândia (MG), do infantil, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Modalidades individuais

Continua após a publicidade

Além das modalidades coletivas, já estão sendo realizadas as seletivas das modalidades individuais. Entre os dias 13 e 15 deste mês de junho, aconteceram as competições de atletismo, atletismo adaptado e vôlei de praia.

Nessa quinta-feira (26), as disputas individuais foram retomadas com a ginástica rítmica. No infantil, a seleção capixaba para os Jeb’s será formada pelas ginastas Lays Jorge e Melissa Varejão (ouro), Beatriz Teixeira (prata) e Valentina Souza (bronze), acompanhadas das treinadoras Luciane Hammes e Simone Luiz. Já para os Jogos da Juventude, juntamente com a treinadora Gizela Batista, seguirão para Brasília as ginastas Gisely Bastos (ouro), Helena Balarini (prata) e Agatha Cuel.

A partir deste sábado (28), outras modalidades também serão disputadas. Veja o calendário completo  aqui .

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, bem como a aplicação de conhecimento e a ampliação das oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Acompanhe os resultados da competição pelo Instagram da Sesport: @sesportesoficial. 

>