Quinta, 25 de Junho de 2026
17°C 33°C
Itapaci, GO
Publicidade

Capacitação reforça atuação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em municípios sergipanos

Alinhamento entre teoria e prática foi essencial para qualificação dos profissionais

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
25/06/2025 às 16h11
Capacitação reforça atuação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em municípios sergipanos
Iniciativa teve objetivo de fortelecer atuação na atenção primária do Sistema Único de Saúde / Foto: Ascom/Funesa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), concluiu mais três turmas da capacitação em Saúde do Trabalhador voltada para agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias. As formações contemplaram os municípios de Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.
 
A qualificação teve como foco o fortalecimento da atuação na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo conhecimentos voltados tanto à proteção dos usuários quanto ao autocuidado dos próprios profissionais. A programação abordou temas essenciais como segurança no trabalho, cuidados emergenciais e identificação de agravos relacionados à saúde do trabalhador. A formação contou ainda com oficinas práticas de primeiros socorros ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e com a participação de representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Aracaju (Cerest Regional).
 
De acordo com o docente Danilo Menezes, o curso foi fundamental para ampliar a percepção dos agentes sobre a importância de seu papel nos territórios, tanto na identificação de riscos à saúde quanto na própria proteção. “Durante os encontros, falamos sobre autocuidado e sobre como agir em situações de exposição a agrotóxicos ou de trabalho análogo à escravidão. Eles precisam estar preparados para atuar em rede e saber a quem recorrer em casos como esses”, explicou.
 
Segundo a responsável técnica do Cerest regional, Roberta Silva, os agentes atuam como elo entre a população e os serviços de saúde, e por isso devem estar atentos aos agravos relacionados ao trabalho. “Esses profissionais são os olhos da vigilância nos territórios. Com a capacitação, eles conseguem identificar situações de risco, orientar os trabalhadores e até mesmo notificar irregularidades, fortalecendo a Política de saúde do trabalhador nos municípios”, destacou.

Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Responsável técnica do Cerest regional, Roberta Silva / Foto: Ascom/Funesa
Responsável técnica do Cerest regional, Roberta Silva / Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Foto: Ascom/Funesa
Docente Danilo Menezes / Foto: Ascom/Funesa
Docente Danilo Menezes / Foto: Ascom/Funesa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapaci, GO
32°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 33°
30° Sensação
1.69 km/h Vento
27% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h43 Nascer do sol
17h57 Pôr do sol
Sexta
32° 18°
Sábado
32° 17°
Domingo
32° 20°
Segunda
32° 18°
Terça
32° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,24%
Euro
R$ 5,89 -0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,614,65 -2,68%
Ibovespa
172,201,40 pts 0.99%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...