Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

UAIs realizam mobilização para incentivar a doação de sangue em Minas Gerais

Ação conjunta da Seplag-MG e da Fundação Hemominas acontece nesta semana e na próxima com atividades em dez cidades mineiras

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
23/06/2025 às 20h40
UAIs realizam mobilização para incentivar a doação de sangue em Minas Gerais
Renato Cobucci / Imprensa MG

O Governo de Minas realiza, nesta semana e na próxima, uma mobilização nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de dez municípios mineiros como parte da campanha Junho Vermelho. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) , busca incentivar a doação de sangue durante o inverno, um período crítico para os estoques dos hemocentros.

As ações terão início terça-feira (24/6), às 9h30, nas UAIs em nove cidades do interior de Minas, que receberão atividades de conscientização sobre a importância de doar sangue. Participam da mobilização as UAIs de Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora (Shopping Jardim Norte), Montes Claros, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São João del-Rei, Sete Lagoas e Uberaba.

Em Belo Horizonte, a ação será realizada na quinta-feira (26/6), às 10h, na UAI Praça Sete, e na quarta-feira (2/7), às 10h, na UAI Venda Nova. As unidades participantes são geridas por meio de parceria público-privada com o Consórcio CiX – Citizen Experience.

A diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel, destaca o papel das UAIs como pontos estratégicos de mobilização social. “As UAIs têm grande capilaridade e fluxo de pessoas, o que torna o espaço ideal para ações de conscientização como essa. A doação de sangue é um gesto que salva vidas, e queremos incentivar cada vez mais mineiros a fazer parte dessa corrente de solidariedade”, afirma.

Mobilização

Durante a ação, os usuários das unidades receberão orientações sobre o processo de doação, com o apoio de servidores e voluntários treinados. Representantes da Hemominas também estarão presentes nas UAIs para dialogar com a população e reforçar o convite à participação ativa na campanha.

A iniciativa busca aproximar a população dos serviços da Hemominas por meio de informações claras e acessíveis, alertando sobre a queda nos estoques de sangue, comum nos meses mais frios do ano. A campanha também reforça a importância das doações regulares para garantir a continuidade de cirurgias, tratamentos e atendimentos de urgência em todo o estado.

Agendamento

Para doar sangue em Minas Gerais, é necessário agendar a doação pelo neste site  ou pelo aplicativo MG App – Cidadão. O doador deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização formal dos responsáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapaci, GO
24°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 33°
24° Sensação
0.87 km/h Vento
43% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h43 Nascer do sol
17h57 Pôr do sol
Sexta
32° 18°
Sábado
32° 17°
Domingo
32° 20°
Segunda
32° 18°
Terça
32° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,25%
Euro
R$ 5,89 -0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,720,47 -1,44%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...