Sexta, 26 de Junho de 2026
17°C 31°C
Itapaci, GO
Publicidade

Fundação Hemopa e rede hospitalar alinham estratégias para fortalecer captação de doadores

Evento reúne profissionais da saúde para reforçar estratégias de captação de doadores e ampliar parcerias com a rede hospitalar

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
16/06/2025 às 14h52
Fundação Hemopa e rede hospitalar alinham estratégias para fortalecer captação de doadores
Foto: Felipe Borges - Ascom/Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), realizou nesta segunda-feira (16), na sede localizada no bairro Batista Campos, em Belém, um encontro voltado ao fortalecimento das ações de mobilização para doação voluntária de sangue. A iniciativa reuniu servidores da instituição com o objetivo de alinhar estratégias, valorizar o trabalho desenvolvido pelo setor e incentivar o engajamento contínuo nas campanhas de captação.

A atividade integra a programação do Junho Vermelho — mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue — e reforça as ações do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

A programação incluiu apresentação de resultados, troca de experiências e boas práticas, além de homenagens à equipe responsável por incentivar a cultura da doação. Também foi destacada a relevância das parcerias com instituições públicas, empresas privadas e a sociedade civil para manter os estoques em níveis seguros em todo o estado.

Um dos destaques do evento foi a mesa-redonda com o tema “Hemopa e Rede Hospitalar: um trabalho de corresponsabilidade na preservação da vida”, voltada a profissionais de saúde da rede pública e privada. O debate teve como foco o papel dos hospitais na promoção da doação voluntária, com o compartilhamento de experiências de sensibilização de pacientes, familiares e equipes técnicas.

A diretora técnica do Hemopa, hematologista Larissa Frances, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe de captação. “Sem os captadores, o trabalho simplesmente não acontece. Eles estão na linha de frente, nos hospitais, onde a demanda existe. Qualquer pessoa pode ser um captador, basta compartilhar a importância desse gesto”, afirmou.

Para a assistente social e gerente de Captação, Juciara Farias, o evento representou um espaço de aprendizado e integração. “Foi uma troca muito rica, ouvimos relatos de experiências bem-sucedidas nos hospitais. É fundamental que toda a equipe hospitalar — e não apenas os familiares dos pacientes — esteja comprometida com a causa da doação”, destacou.

Durante a mesa-redonda, a biomédica Aline Pardauil, do Hospital Jean Bittar, compartilhou práticas adotadas pela unidade. “É gratificante ver nosso trabalho reconhecido. Trocar essas vivências fortalece toda a rede e contribui para manter os estoques do Hemopa sempre abastecidos”, concluiu.

Texto: Felipe Borges (estagiário) sob supervisão de Aline Seabra - Ascom/Hemopa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapaci, GO
17°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 31°
16° Sensação
1.72 km/h Vento
63% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h43 Nascer do sol
17h58 Pôr do sol
Sábado
32° 18°
Domingo
32° 19°
Segunda
31° 18°
Terça
32° 17°
Quarta
33° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,652,26 +0,80%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...