Sábado, 27 de Junho de 2026
17°C 31°C
Itapaci, GO
Publicidade

Primeira edição do Dialogar leva formação ambiental para 300 crianças em Boquim

Iniciativa da Semac busca estimular a consciência ecológica e incentivar mudanças positivas de comportamento através da Educação Ambiental

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
04/06/2025 às 20h08
Primeira edição do Dialogar leva formação ambiental para 300 crianças em Boquim
Fotos: Ascom Semac

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ações Climáticas e Sustentabilidade (Semac), levou nesta quarta-feira, 4, a primeira edição do programa Dialogar para cerca de 300 estudantes do município de Boquim, no sul do estado. A ação aconteceu na Escola Municipal Joaldo Barbosa e envolveu crianças de 5 a 12 anos. O 'Dialogar', programa organizado pela equipe técnica da Semac, promove atividades lúdicas focadas na ecocidadania e pretende percorrer todos os municípios do estado para engajar a população em ações como reflorestamento, coleta seletiva e defesa das áreas verdes. 

A ação, que faz parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, marcou também a primeira viagem oficial da Unidade de Educação Ambiental Itinerante, inaugurada na última segunda-feira, 2. A programação do dia contou com a apresentação teatral “Os Guardiões do Meio Ambiente”, a presença do mascote Guigó, apresentação cultural, plantio de mudas de árvores, o Circuito Seja Amigo do Meio Ambiente, com oficinas e atividades educativas e distribuição da revista para colorir da Semac. 

“O 'Dialogar' executa o papel da Semac enquanto agente fomentador de transformação ecológica. Nosso desejo é levar a formação ambiental para a sociedade por meio da conscientização, de forma lúdica, com o objetivo de alcançar todos os municípios. Dessa forma, conseguiremos nos aproximar e criar um vínculo com a população para o cuidado com o meio ambiente”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Menezes Dias. 

O prefeito de Boquim, Jackson Costa Santos, ressalta a importância do 'Dialogar' e o pioneirismo da cidade na execução do projeto. “Temos a felicidade de sermos os primeiros a receber o Dialogar e aproveito para agradecer a toda a equipe da Semac, que tem revolucionado, feito a sua parte e plantado a sementinha do cuidado ao meio ambiente. Quem ganha com isso é a nossa população, nossas crianças e jovens, e o nosso estado como um todo”, ressalta.

Para a diretora da Escola Municipal Joaldo Barbosa, que sediou o 'Dialogar' em Boquim, Sônia Virgínia Santana Santos, toda ação educativa que fuja à dinâmica cotidiana das salas de aula, acrescenta muito no processo formativo dos alunos. “O 'Dialogar' veio engrandecer a experiência dos nossos alunos e prepará-los para a compreensão da importância do cuidado com o meio ambiente”, comemorou.

Já a professora de ciências Cleidiane Maciel reforça que o 'Dialogar' é de suma importância para a educação ambiental no estado. “O meio ambiente é a nossa casa, nós precisamos da natureza, e se o aluno entende isso já a partir de agora, enquanto ainda é criança ou adolescente, isso garante o nosso futuro”. 

Mascote Guigó e Unidade Itinerante

Esta também é a primeira vez que o mascote Guigó visita uma cidade do estado. A escolha do  animal busca simbolizar e homenagear o macaco-guigó, que é típico da região da Mata Atlântica sergipana e está em risco de extinção. O mascote é uma iniciativa para tornar o projeto ainda mais lúdico e interativo. 

A Unidade de Educação Ambiental Itinerante, que compõe o programa, foi fruto de compensação ambiental por parte da Eneva por conta da implantação da usina termoelétrica no município da Barra dos Coqueiros. O veículo conta com estrutura de toldo externo, sistema de energia solar fotovoltaica, sonorização, climatização e mobiliário com área lúdica e de leitura, além de painel para apresentação de fantoches.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapaci, GO
18°
Parcialmente nublado
Mín. 17° Máx. 31°
17° Sensação
1.4 km/h Vento
62% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h43 Nascer do sol
17h58 Pôr do sol
Domingo
31° 18°
Segunda
32° 18°
Terça
32° 17°
Quarta
33° 18°
Quinta
33° 19°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 331,160,18 +1,18%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...